Siga por e-mail

Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

Estabelecendo seu Altar

 

Na Wicca usamos um altar como foco e também para estabelecer um espaçosagrado. É sobre ele que ficam os Instrumentos Mágicos, um conjunto de objetosritualísticos com o qual o Bruxo trabalha e que são usados durante as cerimônias,quando realizamos um feitiço, consagramos um talismã, etc. O altar é o nossoportal de comunicação com os Deuses e é visto como uma oferenda física eespiritual ao Divino além de representar nossa mente subconsciente. Assim, o altar sempre é tratado com reverência pois ele não só suporta símbolosque representam o Sagrado mas também a essência dos elementos da natureza,que estão dentro e fora de nós, lembrando-nos que tudo o que é realizado sobre oaltar é feito em honra a eles.Obviamente os Wiccanianos sabem que os Deuses não moram no altar.Simplesmente os utilizam como meio de comunicação com eles. A palavra altar vem do grego
"altum" 
que significa "lugar elevado". Desta forma, o altar transforma-se em um lugar onde elevamos nossa consciência ao Divino. A maioria dos Wiccanianos reserva um pequeno espaço em suas casas ondedispõem o seu altar, deixando-o montado permanentemente. Isso serve como umlembrete, voltando nosso pensamento ao Sagrado todas as vezes que olharmosem direção a ele. Outros Bruxos montam o desmontam o seu altar à cadacerimônia religiosa.O altar Wiccaniano sempre fica voltado para o norte, que além de ser o eixomagnético da terra está ligado à energia feminina e consequentemente à DeusaMãe, aos Mistérios e crescimento. Como sobre o altar sempre ficam objetos quenos remetem aos elementos, voltá-lo ao norte o liga diretamente à Terra ondetodos os outros elementos se sustentam.Quando montamos um altar devemos ter em mente que ele se divide em doislados, o esquerdo representando a Deusa e o direito o Deus. Sendo assim,quando dispomos sobre o altar estátuas ou símbolos que representam o SagradoFeminino e Masculino, devemos levar isso em consideração.Geralmente o altar é disposto com uma estátua da Deusa do lado esquerdo e a doDeus do lado direito. Símbolos femininos como cálice, flores são colocadas dolado da Deusa e os masculinos como athame, bastão são colocados do ladodireito, que simboliza o DeusCada canto do altar está ligado a um elemento da natureza.O norte, como mencionado anteriormente, representa o elemento terra, o lesteestá ligado ao ar, o sul ao fogo e o oeste simboliza a água.


Um sino, tocado para marcar o início e final dos rituais, é colocado ao leste. O sino também é tocado para marcar momentos importantes dos rituais.Fotos e objetos que possuem uma importância significativa para o Bruxo também podem fazer parte do altar de forma que seu pensamento seja remetido à momentos e pessoas que lhe tragam a sensação de felicidade e segurança.Velas para representar a Deusa e o Deus também são dispostas na superfície do altar. As cores de velas mais usadas são o preto para representar a Deusa e o branco para o Deus, colocadas do lado esquerdo e direito respectivamente. Muitos colocam uma vela vermelha ao centro do altar, representando a Arte e a face mãe da Deusa. Outras cores como o azul, prata e violeta também são largamente usadas para simbolizar a Deusa e o verde, marrom e dourado para o Deus.Geralmente o altar é disposto em uma mesa de madeira, já que ela é uma ótima condutora de energia além de nos ligar diretamente à natureza. No entanto qualquer espaço plano pode ser usado para montar um altar. Muitos Wiccanianos estabelecem seu altar até mesmo no chão, acreditando que isso os coloca em contato mais direto com as forças telúricas.Óleos mágicos, incensos, pedras também são encontradas com freqüência sobre os altares WiccanianosSe você não sabe ao certo onde estabelecer seu altar pense nas seguintes questões quando decidir criá-lo:1- Para o que seu altar será usado? Como um foco para estabelecer contato com os Deuses ou como um local de meditação e contemplação?2- Ele será usado para a realização de encantamentos e feitiços ou será um  espaço exclusivamente devocional?3- O quão grande ele precisa ser para servir a estes propósitos?4- Ele pode ficar disponível aos olhos curiosos ou deverá ser montado em um lugar reservado?5- Ele terá velas acesas com freqüência sobre sua superfície? Se sim, quais medidas preventivas deve tomar para evitar acidentes?6- O que você deve colocar sobre ele para parecer agradável aos seus olhos?Você pode refletir em muitos outros critérios, como altura e formato do altar, que serão um bom ponto de partida para o seu estabelecimento. O importante é que todas as coisas colocadas sobre o altar façam sentido para você de forma que saiba o porquê está colocando tais utensílios sobre ele. A seguir, encontra-se um pequeno exemplo de como estabelecer um altar básico padrão. Use sua criatividade para dar o seu toque de personalidade.
Um sino, tocado para marcar o início e final dos rituais, é colocado ao leste. O sinotambém é tocado para marcar momentos importantes dos rituais.Fotos e objetos que possuem uma importância significativa para o Bruxo tambémpodem fazer parte do altar de forma que seu pensamento seja remetido àmomentos e pessoas que lhe tragam a sensação de felicidade e segurança.Velas para representar a Deusa e o Deus também são dispostas na superfície doaltar. As cores de velas mais usadas são o preto para representar a Deusa e obranco para o Deus, colocadas do lado esquerdo e direito respectivamente. Muitoscolocam uma vela vermelha ao centro do altar, representando a Arte e a face mãeda Deusa. Outras cores como o azul, prata e violeta também são largamenteusadas para simbolizar a Deusa e o verde, marrom e dourado para o Deus.Geralmente o altar é disposto em uma mesa de madeira, já que ela é uma ótimacondutora de energia além de nos ligar diretamente à natureza. No entantoqualquer espaço plano pode ser usado para montar um altar. Muitos Wiccanianosestabelecem seu altar até mesmo no chão, acreditando que isso os coloca emcontato mais direto com as forças telúricas.Óleos mágicos, incensos, pedras também são encontradas com freqüência sobreos altares WiccanianosSe você não sabe ao certo onde estabelecer seu altar pense nas seguintesquestões quando decidir criá-lo: 1- Para o que seu altar será usado? Como um foco para estabelecer contato comos Deuses ou como um local de meditação e contemplação? 2- Ele será usado para a realização de encantamentos e feitiços ou será umespaço exclusivamente devocional? 3- O quão grande ele precisa ser para servir a estes propósitos?4- Ele pode ficar disponível aos olhos curiosos ou deverá ser montado em umlugar reservado? 5- Ele terá velas acesas com freqüência sobre sua superfície? Se sim, quaismedidas preventivas deve tomar para evitar acidentes? 6- O que você deve colocar sobre ele para parecer agradável aos seus olhos? Você pode refletir em muitos outros critérios, como altura e formato do altar, queserão um bom ponto de partida para o seu estabelecimento. O importante é quetodas as coisas colocadas sobre o altar façam sentido para você de forma quesaiba o porquê está colocando tais utensílios sobre ele. A seguir, encontra-se um pequeno exemplo de como estabelecer um altar básicopadrão. Use sua criatividade para dar o seu toque de personalidade.

Tudo o que você colocar sobre seu altar deve servir para algum propósito erepresentar alguma coisa. Jamais coloque um cálice do lado esquerdo do seu altar só por que você leu em algum lugar se isso não tiver significado para você.Proceda da mesma maneira com tudo.Lembre-se, o altar representa a sua essência e por isso deve vibrar emressonância com o seu ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.