Siga por e-mail

Seguidores

sábado, 24 de março de 2012

Introdução à Wicca


Por: Claudiney Pietro
Atualmente, as palavras Wicca e Bruxaria são geralmente usadas intercaladamente para nomear o sistema de crenças e práticas da Religião da Deusa com raízes na Europa antiga.
No entanto, as séries populares da TV têm adotado tais palavras para se referirem à magia natural e muitas outras formas de crenças populares que estão distantes da verdadeira essência da Wicca.
A Wicca é uma religião de mistérios e veneração à natureza com suas crenças, práticas e profunda filosofia .
A Wicca, também conhecida como Bruxaria Moderna, tornou-se um dos maiores fenômenos religiosos dos últimos tempos.
Hoje, milhares de pessoas se reúnem nas noites de lua cheia e mudanças das estações para celebrar novamente a Deusa, a primeira divindade.
O que faz com que a Wicca seja considerada por muitos pesquisadores a religião que mais cresce no Ocidente na atualidade ainda permanece um mistério.
Talvez um dos principais motivos seja sua filosofia coerente e capaz de se moldar às necessidades da vida moderna.
A Wicca é ao mesmo tempo uma religião, uma filosofia e uma forma de vida. Como religião, ela nos ensina as múltiplas maneiras de nos conectarmos com o Sagrado. Como filosofia, ela nos mostra como crescer pessoalmente e interiormente. E como forma de vida, ela reflete seus ensinamentos religiosos e filosóficos em nosso cotidiano.
Atualmente nos deparamos diariamente com diversas religiões dogmáticas e castradoras, que insistem em reduzir o poder pessoal e de escolha inerente à cada um, capaz de tudo transformar. A Wicca, em vez disso, encoraja o encontro com a liberdade, usando a vida e espiritualidade para que isto ocorra.
A Wicca ensina que cada um de nós somos responsáveis pelas nossas ações. Em seu conjunto de crenças não existe predestinação, muito menos a interferência de um Deus maligno nos impulsionando a fazer isto ou aquilo. Sendo assim, não temos a quem culpar, a não ser nós mesmos, pelo que fazemos ou causamos a outros e pelos acontecimentos de nossas vidas.
Os Bruxos modernos são pessoas que encaram a religião como algo que deve refletir sua expressão pessoal e que acreditam que ela deve representar o seu encontro com o divino, não a subserviência aos valores, crenças e dogmas impostos por outros.
Os interessados na Wicca são pessoas de todas as idades, profissões, classes sociais e orientações sexuais cansadas dos modelos religiosos políticos e dominadores disponíveis. Pessoas desejosas de um mundo mais justo, digno, honesto , verdadeiro e conectado com as forças da natureza que têm valores como responsabilidade social e consciência ecológica e que querem garantir que tais qualidades façam parte de suas vidas.
Incrivelmente, todos os Wiccanianos são preocupados com o meio ambiente, com a preservação da natureza e com o equilíbrio entre as diferentes camadas da sociedade. Curiosamente essas pessoas são na sua maioria jovens, urbanas e desejosas de que a vida seja o mais espiritual e natural possível dentro do cotidiano conturbado das grandes cidades. São pessoas ligadas com o que acontece no mundo, conscienciosas quanto ao seu papel na vida e conhecedoras do que podem fazer em seu próprio universo para serem uma mola propulsora das transformações necessárias para que haja paz, amor, aceitação e união entre os povos da Terra.
A Wicca não clama ser a única religião verdadeira, muito menos o único caminho para a evolução e encontro com o divino. Ela é mais um caminho disponível entre vários e que tem muito a oferecer ao homem moderno, que se encontra perdido em meio a tantos avanços e que desenvolveu doenças internas e externas por causa de sua desconexão com a natureza.
A Wicca não fala apenas sobre feitiços e rituais capazes de provocar mudanças desejadas. Ela nos ensina a viver como filhos da Terra, vendo o mundo como o nosso lar, de forma que usemos nossa liberdade com responsabilidade. Nela, o Sagrado não é algo distante e intocável, mas forças tangíveis e existentes dentro e fora de nós.
Esperamos que esta Galeria site seja um dos seus guias no caminho do buscador da Deusa. Ela pretende introduzir as crenças e práticas mais comuns entre os diferentes segmentos da Wicca.
É sempre importante ter em mente que a Bruxaria é acima de tudo uma religião participatória, que exige esforço e autodisciplina em seu estudo e prática. Espero que você encontre aqui respostas para muitas de suas perguntas, mas que jamais deixe de perguntar.
Saiba que a  Wicca celebra a diversidade, a beleza, a magia e a alegria, nos ensinando a viver de forma mágica, reconhecendo a natureza como sagrada. Dentre os muitos caminhos, ela é uma das poucas religiões que nos aceita da maneira como somos e não comodeveríamos ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.