Siga por e-mail

Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

O DOGMA DA ARTE



“Faça o que quiser, desde que não faça mal a nada, nem ninguém” 

Esta é seguramente a principal diretriz Wiccaniana e é levada em consideraçãotodas as vezes que realizamos um ato mágico e no nosso comportamento diário. Assim como em muitas religiões a Wicca também pratica Magia.Nós Bruxos acreditamos que a mente e o corpo humano possuem o poder deefetuar mudanças nos acontecimentos de maneiras ainda não compreendidaspela ciência.Em nossos rituais, onde honramos nossos Deuses, realizamos diversos feitiçospara inúmeros propósitos como cura e superação de problemas. No entanto, aMagia sempre é praticada de acordo com um código de ética que afirma que sópodemos ajudar outros, ou a nós mesmos, respeitando o livre arbítrio das pessoasenvolvidas e quando isso não prejudicar ninguém.Não fazer mal a nada nem NINGUÉM significa não prejudicar a natureza, aspessoas ao nosso redor e nós mesmos. Isso implica observar nosso modo devida, incluindo hábitos alimentares e comportamentais e principalmente viver emharmonia com a natureza levando em consideração os 3rs: Reduzir, Reciclar eReutilizar.O Dogma da Arte incentiva o respeito e a celebração à diversidade, fazendo comque cada ser honre as diferenças existentes, repudiando todas as formas depreconceito, em vez de promulgar a intolerância.Esta atitude é a essência da Wicca. A LEI TRÍPLICE
“Tudo o que fizermos, para o bem ou mal, a nós retornará triplicadamente e nestaencarnação”.
Esta é a Lei Tríplice que está fundamenta no poder da imanência. Se desejarmoso bem colheremos o bem, se fizermos o mal ele também retornará invariavelmente. Acreditamos que as energias que criamos influenciam o queacontece conosco.Ela é perfeitamente compatível com a lei de causa e efeito, ação e reação. Há atéquem diga que Gardner retirou esse conceito das religiões orientais para incluí-lona Wicca. A Lei Tríplice está centrada na Lei da imanência e é facilmente explicada pelateoria da teia da vida e do efeito borboleta. Ela é tríplice porque todas as ações,mágicas ou não, causam efeito na vida de quem prática o ato (1), na vida de quem
 Para a Wicca a natureza é a própria manifestação do corpo vivo da Deusa: as coisas verdes que crescem são seus cabelos; as pedras e rochas seus ossos; osmares e rios seus olhos e bocas; o céu noturno é o seu colar de estrelas, cuja pérola é a lua.
sofre as ações desse ato (2), e indiretamente na vida daqueles que estão ligadosda vítima dessa ação e no mundo ao nosso redor (3). É lógico e natural que estasações voltem ao seu emissor em grau intensificado. isso pode ser facilmente explicada através de uma alegoria física e simples: "
Se você plantar pimentas, nãocolherá morangos. Colherá pimenta numa quantidade muito maior do que plantou.Plante apenas uma semente de pimenta e terá uma pimenteira inteira".
 Esta lei divina não tem nada de cruel e nem é fruto de uma Deusa ou Deusinjustos. Ela é fruto de nossas próprias ações e é provocada por nós mesmos enão por uma Divindade que irá nos punir em função de nossos feitos. Quem estános punindo somos nós mesmos ao transgredir a regra mais importante da vida: orespeito ao livre arbítrio alheio.Isso não significa que fazer o mal é pecado ou coisa do gênero. O conceito depecado não existe na Wicca. A Lei tríplice é chamada de lei pois é como uma leique ela opera. Todos nós somos livres e podemos transgredir qualquer lei, massofreremos invariavelmente as consequências de nossos atos.Bruxos são pessoas sábias e sabem que aquilo que desejam representa a energiaque vibram. Assim, se esforçam ao máximo para vibrarem num nível de energiapositiva, canalizada para o bem de tudo e de todos.Se todos desejassem aos outros exatamente o que desejariam a si mesmos, embreve o mundo estaria repleto de bênçãos e positividade. A Lei Tríplice nos lembra que prejudicar outros traz prejuízo para nós mesmos.Vivemos num mundo onde compartilhamos a mesma energia. Se por um lado aLei Tríplice pode trabalhar contra você, ela também pode trabalhar ao seu favor dependendo de seu comportamento, pensamentos e ações. Faça sua parte!



Para a Wicca a natureza é a própria manifestação do corpo  vivo  da  Deusa:  as coisas verdes que crescem são seus cabelos; as  pedras e rochas seus ossos; os mares e rios seus olhos e bocas; o céu noturno é oseu colar de estrelas, cuja  pérola é  a  lua.
Claudiney Prieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.