Siga por e-mail

Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2012

O Liber Umbrarum e o Livro das Sombras



Todo Coven deve possuir um livro denominado Liber Umbrarum. Nele, escritos à mão pelos Senhores, devem estar todos os rituais contidos neste livro, acrescidos de novos ritos criados pelo Coven. Nele também devem ser registradas a entrada de novos membros e a saída de membros para fundarem novos Covens. Os Senhores do Coven devem registrar no livro todos os participantes e datas de rituais realizados. Qualquer membro do Coven pode incluir feitiços, poesias ou desenhos no Liber Umbrarum, com a devida autorização dos Senhores. Quando um novo Coven for fundado, seus Senhores têm o direito de copiar o que desejarem do Liber Umbrarum do Coven principal.
Cada bruxo deve possuir um livro, escrito à mão, chamado Livro das Sombras. Recebe esse nome por que seus registros são apenas uma 'sombra' da experiência que significaram. Nele devem ser registrados impressões pessoais do bruxo sobre ritos realizados, comentários sobre sua evolução na Arte, rituais pessoais, feitiços e escritos sobre herbalismo, artes divinatórias, mitologia ou qualquer assunto que for de seu interesse. Qualquer membro do Coven pode pedir ao dono de um Livro das Sombras para copiar determinado feitiço ou escrito, desde que não se trate de registro de experiências pessoais. Se o pedido não ferir seu direito à privacidade, o bruxo não deve negar este direito à seu Irmão.



Instrumentos Mágicos e Talismãs
Um Coven deve dispor dos seguintes instrumentos mágicos:
  • Um caldeirão de ferro, de tamanho pequeno ou médio.
  • Um incensário ou pira.
  • Um cálice, de preferência de metal.
  • Um pentagrama, de metal (preferencialmente cobre) ou cerâmica.
Cada bruxo deve possuir obrigatoriamente de uma faca de aproximadamente quinze centímetros. Se possível, seu cabo deve ser negro. Dá-se a essa faca o nome de Athame. É a principal arma do bruxo.
Wiccans geralmente usam talismãs dentro de um círculo (ou também fora dele). Seja ele um anel ou um cordão com um pingente, é necessário que tenha a forma circular, para caracterizar a Roda do Ano e o Ciclo de Nascimento e Renascimento. Preferencialmente deve ser feito de prata, metal dedicado à lua e à nossa Deusa. Os pingentes mais comumente usados são o pentagrama (com a ponta para cima, como símbolo do domínio da vontade sobre os elementos, ou com a ponta para baixo, como símbolo do sacerdócio do Deus de Chifres), a lua crescente (símbolo do sacerdócio da Deusa), o ankh (símbolo egípcio da vida eterna) e o utchat (ou olho de Hórus, símbolo da proteção divina). Alguns anéis mais usados: anéis com o pentagrama, anéis com forma de serpente (símbolo da energia sexual) e anéis com símbolos rúnicos. No que tange aos talismãs, vale uma das regras de ouro da Arte: "Faça da maneira que lhe for confortável". Não há regras fixas. A escolha, neste campo, é pessoal.
Rituais de consagração para todos os instrumentos e também para talismãs são oferecidos em diversas obras; escolha os que lhe parecerem melhores, ou crie-os sozinho.



O Altar
O altar deve ser sempre posicionado no quadrante Sul do Círculo, correspondente ao elemento Terra. Como já foi dito, pode ser uma mesa, um tronco ou um simples pano disposto aos pés do círculo.
Em cima do altar deve estar o seguinte:
Figuras representando os Deuses. Ela à esquerda, ele à direita. Estas figuras podem ser substituídas por símbolos: uma concha para a Deusa, um chifre para o Deus, ou qualquer coisa que tenha significado sagrado para os bruxos do Coven. Ao lado de cada representação dos Deuses deve estar uma vela.
  • O incensário.
  • O cálice.
  • Um pote com água e um pote com sal.
  • Os athames dos bruxos.
  • O Liber Umbrarum.
  • A vela verde do Sul.
  • No centro do altar, o pentagrama.
O Liber Umbrarum pode também ser colocado em uma mesa reservada só para esse fim. O prato com o alimento e a garrafa com a bebida que serão usados no rito fica em baixo do altar.
Se estiver sendo usada uma toalha no altar, dê preferência às seguintes cores: azul, verde e marrom. Também podem ser usadas toalhas estampadas ou bordadas por membros do Coven. No caso de um altar no chão, pode ser utilizado um pequeno tapete, produzindo um efeito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.