Siga por e-mail

Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

Ritos de Passagem na Wicca


Como qualquer outra Religião, a Wicca também tem Ritos de Passagem quecelebram as diferentes fases na vida de uma pessoa.Cada Rito de Passagem pode ser considerado uma diferente “Iniciação”, poisdesempenha um papel de extrema importância na vida do homem religioso, vistoque tais rituais sempre envolvem uma mudança ontológica e apresentam umconjunto de Mistérios ao indivíduo que passa por eles.Ritos de Passagem são muito mais que rituais sagrados que marcam a vida de umBruxo. Para a Wicca eles são vistos como um processo mágico e social queprepararão as pessoas para viverem em comunidade e para a vida em todas assuas manifestações.Existem inúmeros Ritos de Passagem e eles geralmente estão associados às trêsfases da vida humana:
Nascimento
Vida
MorteOs Ritos de Passagem mais conhecidos e praticados são
RITO DE UNÇÃO:
Ocorre nos primeiros dias de nascimento de uma criança.Neste ritual os Bruxos ungem a criança através de óleos sagrados e lhe conferemdons mágicos como forma de presente.
WICCANING
É o ritual que ocorre logo após o Rito de Unção, geralmente na Lua Cheiaseguinte. Nele a criança é apresentada à Deusa e ao Deus. Este ritual visaapenas pedir a proteção dos Deuses à criança e jamais comprometê-la com a
 religião Wiccaniana em si. Qualquer compromisso desse tipo só pode ocorrer quando a criança chegar à uma idade em que tenha capacidade de decidir qual éo melhor caminho espiritual para ela mesma. No Wiccaning a criança ganha doispadrinhos, que a auxiliarão nos momentos de necessidade em sua vida.
RITOS DE PUBERDADE
Muitas culturas primitivas, incluindo a celta e a nativa americana, tiveram rituaispara marcar a passagem de uma pessoa para a fase adulta.Para as meninas isso ocorre em sua primeira menstruação no Rito de Menarca,que é celebrada através de ritual exclusivo para mulheres.Para os meninos, a cerimônia que marca sua introdução na fase adulta é o Rito deTransição, que ocorre por volta dos 13/14 anos e que é celebrado somente por homens.
HANDFASTING
É o Casamento Pagão, que ocorre quando duas pessoas decidem se unir paraviverem juntos como casal. O Handfasting, ou a União das Mãos, é oficiado por um Sacerdote Wiccaniano e nele os noivos fazem votos de fidelidade e amor umao outro. No final suas mãos são unidas com um laço. A cerimônia pode acontecer em qualquer data, menos entre Samhain e Imbolc, cujas energias de morte etransformação não se harmonizam com os propósitos do Handfasting. AlgumasTradições afirmam que Beltane também não é um bom período para casamentos,enquanto outras afirmam ser a melhor data.
HANDPARTING
 A Wicca é uma religião que encoraja a responsabilidade social em todos os seusaspectos e manifestações. Por isso, quando duas pessoas que se uniram atravésdo Handfasting decidem se separar é orientado que estas desfaçam sua uniãoperante os Deuses, através de um rito chamado de Handparting, ou a Separaçãodas Mãos. Este é um ritual específico da Wicca e não encontramos prática similar em nenhuma cultura religiosa.
CRONING
Nas culturas ancestrais as mulheres mais velhas eram respeitadas por seuconhecimento e sabedoria. Elas eram reverenciadas como a memória viva domundo e eram as Guardiãs da sabedoria ancestral de sua cultura. O Croningmarca a entrada da mulher na menopausa e no caminho da Deusa Anciã, para setornar uma Sábia.
 SAGING
Na Wicca o ritual que honra a sabedoria de um homem adquirida através da Idadese chama Saging e ocorre tradicionalmente por volta dos 65 anos de idade. Comoqualquer parte da vida de uma pessoa, a terceira idade deve ser respeitada eobservada, uma vez que nossos anciões têm muita sabedoria e experiência paracompartilhar conosco se permitirmos.
RÉQUIEM
O Réquiem é a cerimônia Pagã que ocorre quando um Bruxo morre. Nestacerimônia é pedido que os Portais do País de Verão sejam abertos para que aalma da pessoa possa passar. Três cerimônias distintas marcam o Réquiem. Umaocorre no dia do enterro da pessoa, a outra uma lunação após a morte e aterceira, um ano e um dia após a data do falecimento. Através dos Ritos de Passagem poderemos nos manter no curso da verdade denossa essência e encontrar a resposta para a maior indagação da alma humana,de forma que nosso espírito brilhe nos mostrando o caminho correto. Assim,poderemos nutrir o espírito da verdade em cada um de nós, para que ele floresçae dê bons frutos. Desta forma, a Wicca forma os indivíduos e os prepara para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.